IVGE recenseador pesquisa Misto Brasília

IBGE suspende o processo seletivo para recenseadores

O contrato com a banca organizadora, o Cebraspe, terminou hoje e não será renovado

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística anunciou o cancelamento do processo seletivo para os recenseadores do Censo Demográfico. O contrato com o Cebraspe, que terminou nesta segunda-feira (18) não será renovado. Seriam abertas pouco mais de 180 mil vagas. Veja nota logo abaixo

Em abril, o IBGE comunicou ao Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) a suspensão do processo seletivo simplificado que estava previsto para esse mês de abril. A medida é fruto do corte de quase 90% no orçamento do Censo Demográfico, definido pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional, e será mantida até que haja um posicionamento do Ministério da Economia, segundo informou o IBGE.




No mesmo mês, O Secretário Especial da Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, informou que o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que estava previsto para este ano, não será realizado em razão da falta de orçamento.




Nota do IBGE

O IBGE informa que o contrato com o Cebraspe como empresa organizadora do processo seletivo simplificado (PSS) do Censo Demográfico 2022, que termina hoje (18.10.2021), não será prorrogado.

Desse modo, o PSS para as funções de recenseador, agente censitário municipal e agente censitário supervisor, que estava suspenso, passará à condição de cancelado.

Conforme previsto no edital, em casos como esse, de cancelamento, o IBGE publicará nos seus canais oficiais os procedimentos para a devolução das taxas de inscrição já efetuadas.

O Instituto já está adotando as providências para nova seleção de empresa organizadora do processo seletivo para o Censo 2022.

A Direção
18 de outubro de 2021