Peru e Venezuela restabelecem relações diplomáticas após 4 anos

Mapa América do Sul Misto Brasília
Há constante confrontos entre colombianos e venezuelanos na fronteiras dos dois países/Arquivo/Divulgação

Foram divulgados comunicados em separados sobre os acordos entre os dois países

A Venezuela e o Peru restabeleceram relações diplomáticas após quase quatro anos de contatos irregulares, de acordo com duas declarações separadas divulgadas na (15) por ambos os países latino-americanos.

O comunicado de Caracas indica que o presidente venezuelano Nicolás Maduro nomeou Alexander Yánez Deleuze para novo embaixador venezuelano no Peru, no âmbito de uma nova etapa nas relações bilaterais entre as duas nações.



Yánez, que já tinha servido como embaixador no Peru, foi vice-ministro para a América Latina entre 2014 e 2018. Por um ano, ele ocupou o cargo de embaixador da Venezuela na Bolívia.

Por sua vez, o texto emitido por Lima anuncia que o governo do Peru nomeou Richard Rojas García como embaixador na Venezuela. “O restabelecimento da Embaixada do Peru em Caracas nos permitirá atender melhor a nossos compatriotas residentes [e] procurar uma solução para a situação humanitária dos cidadãos venezuelanos no Peru”, conforme o comunicado.



Ao mesmo tempo, o escritório de Relações Exteriores da oposição venezuelana, liderado pelo ex-deputado Juan Guaidó, publicou um comunicado em sua conta no Twitter: “É uma decisão que respeitamos, mas não compartilhamos”, disse ele, de acordo com a Agência Sputnik.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas