Ícone do site Misto Brasil

Eleições suplementares em 19 municípios para escolha de prefeitos

Eleições urna eletrônica DF Misto Brasília

Em outubro acontecem as eleições municipais para vereador e prefeito/Arquivo

A Justiça Eleitoral acabou por impedir que a chapa eleita em 2020 exercesse o mandato

Os eleitores de 19 municípios, em seis estados, voltam às urnas neste domingo (03) para escolher seus novos prefeitos. Isso é necessário porque a Justiça Eleitoral acabou por impedir que a chapa eleita em 2020 exercesse o mandato. Os candidatos vencedores nas eleições suplementares devem ocupar o cargo até dezembro de 2024.

Isso pode ocorrer por razões que levam a um indeferimento tardio do registro de candidatura, por exemplo. Nesses casos, muitas vezes, o candidato vencedor em 2020 disputou o pleito por força de uma liminar (decisão provisória) judicial que acabou não se confirmando.



Outras razões são a cassação do mandato pela Justiça Eleitoral, por alguns dos motivos previstos na legislação eleitoral.

As cidades que voltam às urnas neste domingo são: Firmino Alves (BA); Juazeiro do Piauí (PI); Goianésia do Pará (PA); Capoeiras e Palmeirina (PE); Paranhos (MS); Mendonça (SP), São Lourenço da Serra (SP), Mineiros do Tietê (SP), Guaíra (SP), Apiaí (SP), Campina do Monte Alegre (SP), Itaoca (SP), Piacatu (SP), Santo Antônio do Jardim (SP), Trabiju (SP), Anhembi (SP), Cajati (SP)e Angatuba (SP).


Em São Paulo, escolha de prefeitos acontece em 13 municípios. As votações acontecem em Angatuba, Anhembi, Apiaí, Cajati, Campina do Monte Alegre, Guaíra, Itaoca, Mendonça, Mineiros do Tietê, Piacatu, Santo Antônio do Jardim, São Lourenço da Serra e Trabiju.(DaABr)


 

Sair da versão mobile