Grafiteiro deixa prédios públicos mais coloridos no Recanto das Emas

Grafiteiro deixa prédios públicos mais coloridos no Recanto das Emas

O trabalho é feito de graça e já pode ser visto em vários locais, como na UPA e na UBS

Há 15 anos, quando pichava prédios e vias públicas, Alexandre Silva mal sabia que poderia fazer a diferença na vida das pessoas por meio de sua arte. Xande Joia, como é mais conhecido o artista, estampa seus painéis em unidades de atendimento ao cidadão, levando mais cor a estruturas de concreto.

“Antes eu depredava o bem público, hoje eu colaboro com sua preservação e, mais que isso, deixo essas estruturas mais alegres por meio das cores”, conta o grafiteiro de Ceilândia.



Joia está colorindo a cidade do Recanto das Emas. O artista já estampou desenhos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Unidade Básica de Saúde (UBS), em várias escolas e nos dois Centros de Referência de Assistência Social (Cras), um deles recém-inaugurado no espaço do antigo CEU das Artes. Tudo de maneira voluntária. Apenas o material a ser utilizado nas obras são fornecidos.

As imagens do artista-plástico fazem parte da coletânea de desenhos para o Projeto Criança Feliz Brasiliense

Para quem quer aprender a arte de trabalhar com pinturas artísticas, Xande Joia convida para conhecer o Centro Cultural Espaço Criativo, atrás da Administração Regional de Ceilândia. “É lá onde ministramos vários cursos e oficinas de grafite e outras expressões artísticas. A maioria de maneira gratuita”, enfatiza o artista.