Caesb promete regularizar áreas abastecidas por mananciais

Caesb promete regularizar áreas abastecidas por mananciais

A primeira etapa do Plano de Atendimento 2021 prevê a regularização de 477 novas ligações

Quatro cidades estão no programa de regularização para melhorar a oferta de água nos próximos meses pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Planaltina, Sobradinho, Sobradinho II e Fercal têm 12 áreas que integram o planejamento para execução em 2021. A características destes locais é que os sistemas de abastecimento dependem de mananciais, que reduzem sua disponibilidade hídrica nos meses de seca.

A primeira etapa do Plano de Atendimento 2021 prevê a regularização de 477 novas ligações. Com isso, a Companhia estima a recuperação de 5.250 m3 de água por mês. Estão sendo investidos cerca de R$ 500 mil.  Até o momento, 350 moradias estão em fase final de regularização na Fercal Oeste.



O coordenador do Programa Água Legal da Caesb, Jefferson Motta, explica que, em Sobradinho, seis áreas foram selecionadas para diagnóstico. Destas, três devem ser contempladas com a execução de 654 ligações, ainda em 2021.

Em Sobradinho II, 23 novas residências no Condomínio Chácara Trapiá acabam de ser atendidas no âmbito do Programa Água Legal. “Nas RA’s da zona norte do DF, dez áreas encontram-se em fase de elaboração de projeto. Ao todo, nestes locais, os estudos de regularização em curso preveem atingir cerca de 5 mil moradias em suas fases atual e futuras. Novas áreas serão incorporadas aos estudos à medida que a execução das obras evoluir”, disse Jefferson Motta.