Anvisa suspende por cautela 12 milhões de doses da CoronaVac

Coronavac produção Instituto Butantan
Estão chegando vacinas já prontas para o Butantan/Instituto Butantan

O lote do imunizante foi envasadas em uma fábrica na China não inspecionada pelo órgão

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou no sábado (04) a interdição cautelar por até 90 dias de cerca de 12 milhões de doses da vacina CoronaVac envasadas em uma fábrica na China não inspecionada pelo órgão e que já foram distribuídas ao Programa Nacional de Imunização (PNI).

Há outras 9 milhões de doses envasadas na mesma planta industrial a caminho do Brasil, que também estão suspensas.



Na sexta-feira, o Instituto Butantan, órgão vinculado ao governo de São Paulo e que tem uma parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac para produzir e distribuir a CoronaVac no Brasil, comunicou a Anvisa que 25 lotes da vacina já distribuídos pelo PNI tinham sido envasados em uma fábrica na China que não havia recebido aval do órgão federal. Outros 17 lotes com a mesma origem estão em tramitação de envio e liberação ao Brasil.

O Butantan afirmou que as doses interditadas passaram por uma avaliação do seu controle de qualidade e que o produto é seguro, e espera que a Anvisa libere a certificação para essa fábrica chinesa em breve.



O presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, disse que não há motivo para desconfiança da população e que a medida foi tomada por cautela. A agência avaliará as condições da fábrica antes de tomar uma decisão sobre a liberação das doses.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas