Governo federal prevê criação de 41,7 mil vagas em concursos públicos

Governo federal prevê criação de 41,7 mil vagas em concursos públicos

Previsão, depois de três anos, está na Lei Orçamentária, além da ocupação de 13,3 mil cargos

No próximo ano o governo federal deverá autorizar a realização de concursos públicos para 41,7 mil vagas, de acordo com o projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2022. A novidade é um alento para os concurseiros, já que há três anos o Ministério da Economia não autoriza a realização de vários certames, apesar da insistência de outros ministérios.

O projeto orçamentário, que agora será discutido no Congresso, também abre espaço para a ocupação de mais 13,3 mil cargos e funções comissionados na administração pública em 2022.

Comissão da Câmara pede concurso público para o Ministério da Agricultura




Os postos serão abertos em diversos órgãos públicos, agências reguladoras, ministérios, instituições de ensino e universidades. Em relação aos atuais servidores, o projeto orçamentário não projeta reajuste para o funcionalismo público federal, segundo revelou a Revista Oeste.

“Temos um volume grande para agências reguladoras e para o Ministério da Educação. Não houve espaço no Orçamento para reajustes, apenas recomposição da força de trabalho”, declarou na terça-feira 31 o secretário do Orçamento Federal, Ariosto Culau.