Brasília é a “cidade mais inteligente” do Centro-Oeste e a quarta no país

Brasília quaresmeiras
Serviços de tecnologia colocam Brasília entre as mais "inteligente" do Brasil/Arquivo/Agência Brasília

Avaliação foi divulgada nesta quarta-feira durante um evento realizado na cidade de São Paulo

A a 7a.edição do evento nacional Connected Smart Cities e Mobility, que começou hoje (01) e termina na sexta-feira, em São Paulo, anunciou que Brasília é a primeira no Centro-Oeste no ranking entre as cidades mais inteligentes. Comparado com 677 municípios com mais de 50 mil habitantes, a capital dos brasileiros está em quarto lugar.

O estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, conta com 75 indicadores ( 5 a mais que o ano anterior), que atestam serviços inteligentes nas cidades.



“Ainda estamos no início de um processo de controle informatizado das atividades, mas isso já pode ser medido com a aplicação dos cartões de benefícios sociais, ou com a integração do transporte público”, afirmou p governador Ibaneis Rocha (MDB).

A capital do Distrito Federal conta com sete operadoras de fibra ótica, velocidade média das conexões de banda larga de 95,6 mbps, 99,6% dos moradores da cidade cobertos por serviço 4G, três polos tecnológicos e quatro incubadoras de empresas, segundo dados da Anprotec.



Além das linhas de Metrô, no quesito mobilidade, Brasília oferece 18,3 quilômetros de ciclovia para cada 100 mil habitantes, 532 destinos entre as conexões interestaduais rodoviárias, 0,11% da frota de veículos de baixa emissão. Conta com sistema de bilhete único no transporte público, além de semáforos inteligentes.

O primeiro lugar em Urbanismo foi para Curitiba; Mobilidade e Acessibilidade: São Paulo (SP); Meio Ambiente: Balneário Camboriú (SC); Empreendedorismo: Curitiba(PR); Economia: Barueri (SP); Tecnologia e Inovação: Rio de Janeiro (RJ); Saúde: Belo Horizonte (MG); Educação: Vitória (ES); Segurança: São Caetano do Sul (SP); e Governança: Niterói (RJ).


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas