Homenagem dos artesãos marca aniversário da cidade de Planaltina

Planaltina entrada DF
Planaltina foi incorporada pelo Distrito Federal com a construção de Brasília/Divulgação

Peças serão entregues para a equipe do hospital local como homenagem ao combate à Covid

Os artesãos irão presentear nesta quinta-feira (19), às 17 horas, a equipe do Hospital Regional de Planaltina com 33 peças de artesanato local. O evento que marca os 162 anos da cidade mais antiga do Distrito Federal, é a primeira ação da “Feira Cultural de Planaltina – edição Artesanato em Casa”, que será realizada de forma online em setembro.

Planaltina enfrentou um dos períodos mais difíceis de sua história em meio à crise de saúde causada pela Covid-19. Com apenas um hospital funcionando 24 horas, que só recebeu leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após o agravamento da pandemia, a cidade chegou a registrar, em abril deste ano, taxa de mortalidade superior à média nacional – 3%, enquanto o Brasil registrava 2,5%.



Entre os dias 06 e 16 de setembro, a programação da feira vai oferecer oficinas de artesanato, que serão exibidas no canal do Instituto Latinoamerica no YouTube. Entalhe em madeira, pintura à mão livre, marchetaria, bordado e crochê são algumas das técnicas que serão abordadas nos encontros online.

De 18 a 26 de setembro, o público poderá conferir presencialmente a exposição de artesanato no Museu Artístico e Histórico de Planaltina. “Nosso maior objetivo é reconhecer e divulgar o artesanato típico de Brasília. Todos os estados têm artesanato referência, mas, aqui, ainda estamos construindo essa identidade”, explica Lira Antônia.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas