A necessária e fundamental terceira via

Reflexões
O Brasil precisa de um debate real que construa um futuro melhor/Arquivo/MensagenscomAmor

Não podemos ficar reféns da polarização danosa para o pais nesta altura dos acontecimentos

Texto de Gilmar Corrêa

A tese da terceira via para a Presidência da República em 2022 é cada vez necessária. O Brasil não pode ficar na dependência política de dois polos que acabam reduzindo as discussões mais importantes do pais.

Ficar entre Jair Bolsonaro e Lula da Silva é minimizar o país no cenário internacional e doméstico. É muito pouco para 213,5 milhões de brasileiros. É lamentável que esse público passe a ser bombardeado por agressões mútuas que já começam a frequentar a nossa rotina.

A questão não é eliminar das discussões esses dois personagens que se alimentam de um mesmo sistema, mas de proporcionar oportunidades legítimas, verdadeiras e reais para soluções sustentáveis. Criar o debate onde não apareçam – apenas -, ataques abaixo da linha de cintura ou, a simplificação idiota entre “comunismo” e “bolsonarismo”.

Estamos a pouco mais de um ano das eleições gerais, mas é fundamental que possamos construir uma estrada alternativa, porque o cenário é extremamente radical.



Essas novas oportunidades legítimas devem ser criadas pela classe política, pelas entidades de classe, pelos sindicatos e pela sociedade organizada de um modo geral.

É preciso, é necessário, é premente que essa nova vertente entre nas rodas dos debates para que, daqui a alguns meses, não fiquemos reféns da polarização.

O novo cenário pode ser desenhado com ideias compartilhadas da direita, de centro e de esquerda. Sem perseguições e sem o nanismo intelectual que percebemos nas atuais circunstâncias. Há espaço e ambiente para que essa oportunidade entre na retórica política.

As pesquisas eleitorais não podem ser o “norte” que definem o ambiente que se avizinha. O Brasil tem inúmeros assuntos. Há um enorme balaio de problemas a serem enfrentados de forma honesta e sensata.

Estamos vivendo tempos difíceis, com uma pandemia que agravou a crise econômica. O desemprego faz parte de nosso cotidiano e a inflação aparece como ameaça. A recessão espia novamente pela fresta da porta.



A terceira via – que pode ser representada por diferentes forças – é fundamental para que as discussões passem a ser reais, concretas e importantes. Não podemos ficar limitados à polarização danosa para o país nesta altura dos acontecimentos.

É danosa porque não se vislumbra novidades nesta briga entre “nós” e “eles”. Não parece saudável para o futuro do país o confronto somente dessas duas forças.

Temo pelo que vem por aí e pelo que possa acontecer. O temor não se resume a um embate no campo político, mas o resultado dessa luta que pode se arrastar e paralisar, por anos, o desenvolvimento do país.

Eu quero ter um futuro para o meu filho. Você, não?


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas