Fadinha Rayssa, a nova rainha do skate que veio de Imperatriz

Computador celula Misto Brasília
Site de notícias completou em junho sete anos/Arquivo

É a atleta mais jovem da história do Brasil a conquistar uma medalha nas Olimpíadas

Rayssa Leal sorria. A cada manobra, a cada queda, a cada nota recebida. Mais do que competindo, a fadinha estava se divertindo — e talvez esta seja a melhor maneira para uma adolescente de 13 anos estrear nos Jogos Olímpicos. Morder a medalha de prata, ao qual conquistou com nota 14.64, tem gosto de dedicação, orgulho e muita felicidade. O ouro ficou com a japonesa Momiji Nishiya (15.26), mas o brilho do sorriso da fadinha pôde ser visto de qualquer lugar do mundo. O bronze ficou com Funa Nakayama (14.49).

Se não venceu a competição, Rayssa liderou no carisma. Um show à parte para pedir água para hidratação, mais ainda quando alegou “não ter coração” para a demora na divulgação da nota da companheira Letícia Bufoni. Entre uma série e outra, dançava as músicas que o DJ colocava na pista. Sobraram sorrisos, simpatia e muito talento na pista da Ariake Sports Park, escrevem Carol Knoploch e Marcello Neves, do Extra.


Diante de adversárias tão jovens quanto ela — Nishiya também tem 13 anos; Nakayama, 16 — , Rayssa deu muito trabalho. Na fase classificatória, um terceiro lugar com 14.30. Na final, ao terminar a fase de runs (voltas), subiu para a segunda colocação. Já nas tricks (manobras), que compõem cinco notas para definir o vencedor, chegou a ser líder até a penúltima rodada. Uma queda no fim selou o vice-campeonato, que em nada diminui o brilho da prata recebida.

Rayssa agora é a atleta mais jovem da história do Brasil a conquistar uma medalha. A mais jovem a ir para o pódio na história dos Jogos Olímpicos no últimos 85 anos. A história foi escrita. Rayssa disse que volta agora para casa, para voltar aos estudos. Ela nasceu na segunda maior cidade do Maranhão, Imperatriz. Nada mal para uma nova rainha do skate.



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas