Reflexo da pandemia na economia brasileira será de nove anos

Trabalhadora doméstica DF
Brasil registra saldo positivo na criação de postos de trabalho em julho/Arquivo/BancáriosDF

Estudo do Banco Mundial diz que os efeitos será falta de emprego e redução salarial

De acordo com o relatório “Emprego em crise: Trajetórias para melhores empregos na América Latina pós-Covid-19”, divulgado hoje (20) pelo Banco Mundial, o Brasil ainda tem uma longa estrada a percorrer dentro da crise econômica, causada pela pandemia, e deve sentir seus efeitos por, pelo menos, nove anos. O país sentiria efeitos negativos no mercado de trabalho através da falta de emprego e na redução salarial.

“No Brasil e no Equador, embora os trabalhadores com ensino superior não sofram os impactos de uma crise em termos salariais e sofram apenas impactos de curta duração em matéria de emprego, os efeitos sobre o emprego e os salários do trabalhador médio ainda perduram nove anos após o início da crise”, afirmou o relatório citado pela mídia.



O documento expõe que a crise causada pela pandemia deve provocar “cicatrizes” mais “intensas” nos trabalhadores menos qualificados, isto é, segundo o banco, aqueles sem ensino superior. “Na região da América Latina e Caribe, as cicatrizes são mais intensas para os trabalhadores menos qualificados, sem ensino superior”, diz o relatório.

Para o banco, as perdas de emprego são mais sentidas por empregados com carteira assinada de locais com setores de serviço menores, menor número de empresas de grande porte e setores primários maiores, como agricultura, pecuária, pesca e extrativismo mineral, registrou a Agência Sputnik.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego no Brasil ficou em 14,7% no trimestre encerrado em abril e se manteve em patamar recorde, atingindo 14,8 milhões de pessoas, conforme noticiado.



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas