Primeira feira da uva e vinho de Brasília será realizada em Planaltina

Primeira feira da uva e vinho de Brasília será realizada em Planaltina

Evento vai reunir 44 produtores e também gente ligada à gastronomia e artesanato

A 1ª Feira Nacional da Uva e do Vinho de Brasília tem data marcada. Começa no dia 30 e termina no dia 8 de agosto no Parque de Exposição de Planaltina. Será um circuito com 44 produtores locais de uva e vinho, vinícolas nacionais e internacionais, gastronomia, artesanato e cultura do Distrito Federal e Goiás.

As regiões de Planaltina, Sobradinho, Fercal e Programa de Assentamento Dirigido do DF (PAD-DF) possuem vitivinicultores que estão se especializando na produção de vinhos de alta qualidade.



O presidente da Associação Brasileira de Sommeliers do DF, Sérgio Venâncio Pires, informou que a entidade já vem mapeando o crescimento da produção de uva e de vinhos finos na região. “Quero ver daqui a cinco anos quando lembrarmos desse momento e constatarmos que o vinho produzido no DF será consumido por todos”.

“A nova fronteira agrícola está no Cerrado. Chegou com a soja e agora vem a uva. Eu acredito na agricultura e no produtor rural. A agricultura sustenta o Brasil. A solução está no campo”, declarou o secretário da Agricultura Cândido Teles.

O superintendente de negócios do Sicoob, Rodolfo Tomazini, anunciou uma parceria com a feira. O banco vai patrocinar serviços de consultoria  e dará apoio financeiro aos produtores de uva. A Associação Crescer será uma das entidades organizadoras da feira.