Cinco anos de muitas histórias, desafios e compromissos

Computador caneta Misto Brasília
Muitos cursos da escola podem ser feitos de forma online/Arquivo/Freepik

Todo dia um bocadinho de dados foi depositado, como tijolos na construção de um refúgio da informação

Texto de Gilmar Corrêa

Estamos na contagem regressiva para lançar um novo desenho do site Misto Brasília. Confesso que os últimos dias têm sido cansativos. Nem tudo o que a gente planeja acontece na hora ou da maneira que estruturamos. E há conflitos. Um debate constante para se chegar ao resultado esperado.

O internauta mais atento já percebeu que nas páginas internas do site há algo diferente acontecendo. Como brincamos por aqui: estamos trocando a roda com o carro em movimento. Não dá para parar.

Há cerca de um mês tivemos que improvisar com a homepage, a capa do site. Foi um exercício de urgência para não deixar o Misto Brasília fora da grande rede. Tropeços que a gente não espera. Neste caso, os profissionais que poderiam ajudar, acabaram espalhando pelos confins da internet o que já havia de bom.

O site completou no mês passado cinco anos de existência. E neste período, não faltaram dificuldades e alegrias. Como responsável pelo projeto, posso garantir que passamos por poucas e boas. Um dia não é igual ao outro, com certeza.



Foram exatos 1.642 dias num calendário repleto de pequenas histórias e compromissos. São mais de 22 gigas de arquivos. São imagens, textos, vídeos. Todo dia um bocadinho desse enorme arquivo foi sendo depositado, como um tijolo após o outro na construção de um refúgio da informação.

No ano passamos tivemos uma grande alegria. O Misto Brasília recebeu um fundo de desenvolvimento de jornalismo do Google. Fomos escolhidos entre 13 mil sites de 100 países. Foi uma mão na roda diante das dificuldades que todos nós passamos, especialmente com a pandemia.

O investimento deu fôlego para a continuidade para esta tarefa de informar. Muitos não acreditam nisso, mas é um exercício fundamental para todos nós, para a democracia e para a diversidade da informação.

Feitas essas pequenas observações, quero convidá-lo a participar da nova empreitada que pretendemos realizar.

Muito obrigado.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas