Maioria dos prefeitos quer lockdown nacional contra a Covid

Vacinação Covid-19 DF
A vacinação contra a Covid-19 continua em todo o Brasil/Arquivo/Renato Alves/Agência Brasília

Cerca de 660 municípios estão com 95% dos leitos de UTI ocupados, diz pesquisa da CNM

Mais da metade dos prefeitos (53%) continuam favoráveis a um lockdown nacional para enfrentar a pandemia e diminuir o número de óbitos provocados pela peste. Pelo menos 1.234 gestores municipais aprovam um fechamento nacional por 15 dias. Outros 350 defendem tempo maior do que esse, de 21 ou 30 dias.

A pesquisa é da Confederação Nacional de Município, que consultou 3.079 gestores entre 28 de junho e 2 de julho.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, afirmou que “entende-se que é o momento, no mês de agosto, de se decretar e cumprir um lockdown como fizeram outros países que tiveram sucesso e alguns municípios do Brasil. Para poder interromper e colocar o vírus no chão, o ideal cientificamente é 21 dias, mas com 15 já seria uma hipótese real. Fecharíamos os aeroportos e deixaríamos só os serviços essenciais”.



De acordo com a assessoria da entidade, sobre a ocupação dos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) nesta semana, 21,5% dos municípios estavam com a capacidade acima de 95% ocupadas, ou seja, mais de 660 cidades; acima de 90% tinham 17,8%.

Mais de 21% dos municípios afirmam aumento do número de pessoas infectadas e a manutenção de novos infectados em níveis altos pela quarta vez consecutiva. Os maiores aumentos – 23% e 22% – estão concentrados em dois polos – Municípios grandes e pequenos. E mesmo com a redução da quantidade geral de mortes, em 16,1% dessas localidades ocorreu aumento.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas