Vacinas que chegaram fora da temperatura podem ser usadas

Vacina janssen
O lote recebido hoje estava fora da temperatura/Arquivo/ABr

O Distrito Federal recebeu neste sábado 77,8 mil doses do imunizante Janssen

O Distrito Federal recebeu hoje (03) 77.850 doses de vacinas contra a covid-19. As vacinas Janssen chegaram fora da temperatura recomendada na Rede de Frio Central. Como não havia informação se poderiam ser usadas, foram mantidas na temperatura recomendada pela fábrica até que um parecer do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) fosse realizado.

Os imunizantes são da fabricante Janssen, cuja vacina é aplicada em dose única, e da Fiocruz, que fabrica no Brasil a vacina da farmacêutica AstraZeneca. Cerca de 40,1 mil doses da vacina Janssen armazenadas de forma imprópria, chegaram congeladas. O lote com as vacinas contra a Covid-19 saiu do Aeroporto Internacional de Guarulhos, localizado em São Paulo, com destino ao Distrito Federal.

No início da noite deste sábado, o INCQS recomendou o uso dos imunizantes. A partir dos estudos de estabilidade apresentados pelo laboratório produtor, e de acordo com as informações que foram prestadas pelos técnicos da Rede de Frio Central sobre a ocorrência, o INCQS considerou que a vacina não perdeu a estabilidade e liberou o uso, de acordo com a Agência Brasília.

Após o resultado da análise, o Comitê Gestor Operacional da Vacinação Contra a Covid-19 decidiu que a aplicação ocorrerá da maneira que estava programada inicialmente:

– 20 mil vacinas Janssen para finalização do grupo de trabalhadores da educação da Rede Pública até o Ensino Médio;
– 16 mil vacinas Janssen para população privada de liberdade;
– 1,5 mil Janssen para a população de rua;
– 1,4 mil Janssen para os catadores de recicláveis;
– 37.750 doses da AstraZeneca para a segunda dose.

O Distrito Federal atingiu a marca de 1.005.782 pessoas vacinadas contra a doença nesta sexta-feira (2). O número equivale a 32,46% da população.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas