Segue as investigações contra Bolsonaro por prevaricação

Jair Bolsonaro presidente Brasil
Também o uso do ar condicionado foi tema da declaração presidencial/Arquivo/PR

Presidente teria ignorado denúncias sobre as negociações de compra da vacina indiana Covaxin

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou nesta sexta-feira (02) a abertura de um inquérito contra o presidente Jair Bolsonaro para investigar se ele cometeu o crime de prevaricação ao ignorar denúncias sobre as negociações de compra da vacina indiana Covaxin.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) havia pedido ontem ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito para investigar o presidente.

O contrato, que envolve R$ 1,6 bilhão e 20 milhões de doses de vacina, é alvo de suspeitas de superfaturamento e pressão indevida dentro do Ministério da Saúde para que fosse aprovado. Na semana passada, o deputado Luis Miranda (DEM-DF) afirmou que havia alertado pessoalmente Bolsonaro sobre problemas na transação, mas não há registro oficial de que o presidente tenha tomado alguma providência. O governo também mudou várias vezes a sua versão para o caso.

O caso é um dos focos da CPI da Pandemia e atingiu em cheio o líder do governo na Câmara, o deputado Ricardo Barros (PP-PR). A magistrada Rosa Weber também autorizou que a Polícia Federal colha depoimento do chefe do Executivo.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas