Indicado por Barros é exonerado após denúncia de corrupção

Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias
Roberto Ferreira Dias foi exonerado após uma denúncia de corrupção/Arquivo/Agência Brasil

Diretor de Logística do Ministério da Saúde seria um afilhado político do líder do governo

O Ministério da Saúde anunciou na noite desta terça-feira (29) a exoneração do seu diretor de Logística, Roberto Ferreira Dias. O motivo da exoneração não foi explicitado no curto comunicado do Ministério.

O anúncio ocorreu poucas horas depois de Dias ter sido acusado, por um empresário, de cobrar propina, em nome de “um grupo dentro do ministério”, para que a pasta comprasse doses da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca.

A acusação foi feita em entrevista do empresário Luiz Paulo Dominguetti Pereira ao jornal Folha de São Paulo, publicada nesta terça-feira. Dominguetti se apresentou como representante de uma empresa vendedora de vacinas, a Davati Medical Supply.

Dominguetti declarou que Dias pediu um suborno de 1 dólar por cada dose da vacina para que o contrato fosse fechado. “Foi uma coisa muito tenebrosa, muito asquerosa”, resumiu Dominguetti.

Dias está no Ministério da Saúde desde janeiro de 2019, ou seja, desde o início do governo do presidente Jair Bolsonaro. Na época, o ministro da Saúde era Luiz Henrique Mandetta. Dias também já foi indicado por Bolsonaro para chefiar a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), em outubro de 2020, mas a indicação não avançou por causa de denúncias de irregularidades num contrato, assinado por ele, para a compra de kits de testes de covid-19.

A Folha afirmou que Dias foi indicado para o cargo de diretor de Logística pelo líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros, que também foi acusado de envolvimento num esquema de corrupção na compra de vacinas, no caso a indiana Covaxin. Barros, contudo, nega ter indicado Dias.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas