Ajuda aos educadores sociais voluntários deve ser retomada

Secretaria da Saúde DF
Secretaria recebeu ordens para retomar o pagamento do auxílio/Arquivo

O Tribunal de Contas do DF mandou que a Secretaria da Educação restabeleça a ajuda de R$ 500

A Secretaria de Educação do Distrito Federal deverá retomar imediatamente o pagamento do auxílio temporário a educadores sociais voluntários, enquanto durar o estado de calamidade pública ou até que sejam retomadas as atividades escolares presenciais na rede pública. A decisão foi tomada na sessão virtual do Tribunal de Contas do Distrito Federal.

O auxílio, no valor de R$ 500, teve seu pagamento suspenso com base em uma interpretação de que o direito a ele estaria diretamente relacionado à duração do ano letivo. Essa medida estaria amparada em duas portarias da secretaria que regulamentam o exercício das atividades de educador social voluntário.

Os conselheiros concluíram que o legislador, ao elaborar a lei, se refere à situação excepcional empregando expressões como “estado de calamidade pública”, “pandemia da Covid-19”, e assegura o pagamento aos educadores que tenham perdido sua única fonte de renda em decorrência da crise sanitária provocada pelo novo coronavírus, não possuindo renda própria de qualquer outra natureza.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas