GDF retoma às 17 horas o agendamento para vacinação

GDF retoma às 17 horas o agendamento para vacinação

O governo distrital retoma logo mais às 17 horas o agendamento para vacinação contra a Covid-19 para as pessoas com mais de 50 anos. O sistema tinha sido suspenso pela manhã pela Secretaria da Saúde.

A informação foi divulgada há pouco pelo chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha. “A Secretaria da Saúde achou por bem abrir o agendamento, mesmo não tendo as doses de vacina para todos”, afirmou. Há informação do Ministério da Saúde deve encaminhar novas doses nesta semana, de acordo com o governo do DF. Por enquanto haverá apenas campanha de conscientização e orientação do público a ser atingido pela vacinação. “Busca ativa não há previsão de ser feito”.

Ele também informou que na próxima semana as pessoas que moram nas comunidades mais carentes podem ser vacinadas sem agendamento. Muitas pessoas que moram nessas regiões têm dificuldades de agendamento, pois não possuem acesso à internet. Os detalhes ainda estão sendo definidos, como o mapeamento das regiões que serão atendidas.

Na entrevista que ainda acontece com a participação do secretário da Saúde, Osnei Okumoto, o chefe da Casa Civil informou que de 337 mil pessoas, entre 50 a 59 anos, 224 mil já agendaram a vacinação. Segundo ele, o tempo médio de imunização nos 50 postos é calculado em seis minutos.

Há muitas reclamações no sistema de agendamento e contrainformações constantes são produzidas pelo próprio governo. No final de semana houve filas para vacinação. No DF, estão sendio aplicados quatro tipos de vacina. O esquema de vacinação para os professores está mantido, segundo Gustavo Rocha, e o retorno das aulas presenciais está mantido para agosto.