Israel tem novo primeiro-ministro depois de 12 anos de Netanyahu

Israel tem novo primeiro-ministro depois de 12 anos de Netanyahu

O presidente dos EUA, Joe Biden, parabenizou o primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, e seus parceiros de coalizão, momentos depois de terem prestado juramento, dizendo em uma declaração que “espera trabalhar com o primeiro-ministro Bennett para fortalecer todos os aspectos do relacionamento próximo e duradouro entre nossas duas nações. ”

“Israel não tem melhor amigo do que os Estados Unidos”, disse Biden. “O vínculo que une nosso povo é a evidência de nossos valores compartilhados e décadas de estreita cooperação e, à medida que continuamos a fortalecer nossa parceria, os Estados Unidos permanecem inabaláveis ​​em seu apoio à segurança de Israel.”

O presidente da Yamina, Naftali Bennett, foi empossado como o 13º primeiro-ministro de Israel, encerrando os 12 anos consecutivos de Benjamin Netanyahu no cargo. Yair Lapid, de Yesh Atid, foi empossado como primeiro-ministro alternativo.

A coalizão consiste em oito partidos – Yesh Atid de Yair Lapid, Yamina de Naftali Bennett, Nova Esperança, Trabalho, Meretz, Lista Árabe Unida, Kahol Lavan e Yisrael Beiteinu.

Um  acordo de rotação  foi acordado por Bennett e Lapid no qual Bennett servirá como primeiro-ministro por dois anos, com Lapid como ministro das Relações Exteriores. Posteriormente, Lapid assumirá o cargo de primeiro-ministro pelos d