NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter.

DF tem crescimento de 19,6% no comércio varejista entre março e Abril

O crescimento veio depois de uma queda de 1,1% observada na passagem de fevereiro para março no país, de acordo com o IBGE
Comércio DF
Dados do IBGE mostram o desempenho do comércio varejista e o destaque foi o DF/Arquivo/Agência Brasília

Texto de Vítor Abdala

O volume do comércio varejista brasileiro teve alta de 1,8% de março para abril deste ano. O crescimento veio depois de uma queda de 1,1% observada na passagem de fevereiro para março. Essa é a maior alta para o mês de abril desde 2000. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada hoje (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O varejo também cresceu 0,4% na média móvel trimestral, 23,8% na comparação com abril do ano passado, 4,5% no acumulado do ano e 3,6% no acumulado de 12 meses. O destaque, segundo o IBGE, foi para Distrito Federal, com 19,6% na série com ajuste sazonal.

Sete das oito atividades pesquisadas pelo IBGE tiveram alta na passagem de março para abril, com destaque para móveis e eletrodomésticos (24,8%), tecidos, vestuário e calçados (13,8%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (10,2%).

Também tiveram aumento no volume de vendas os segmentos de outros artigos de uso pessoal e doméstico (6,7%), livros, jornais, revistas e papelaria (3,8%), combustíveis e lubrificantes (3,4%), e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,9%). A única queda de março para abril foi observada na atividade de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,7%).

(Vítor Abdala trabalha na EBC)

Mais noticias

Slider