NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter.

Keiko Fujimori lidera por pequena vantagem eleições no Peru

Foram divulgados os primeiros resultados oficiais da justiça eleitoral, anunciados pelo titular do órgão eleitoral, Piero Corvetto
Eleições Peru Keiko Fujimori e Pedro Castillo
Keiko Fujimori e Pedro Castillo disputam o segundo turno das eleições presidenciais do Peru/Reprodução

A candidata Keiko Fujimori lidera por pequena margem a disputa pela presidência do Peru com 52,90%, contra 47,09% do esquerdista Pedro Castillo, após apuração de 83% dos votos do segundo turno das eleições, realizado neste domingo (06). Os números foram divulgados pelo Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE, na sigla em espanhol) na madrugada desta segunda.

Esta é a terceira vez que a ex-congressista Fujimori concorre à presidência. Filha do ex-presidente autoritário preso Alberto Fujimori, ela mesma enfrenta ameaça de ser condenada a 30 anos de prisão por lavagem de dinheiro e financiamento ilegal de campanha. O socialista Castillo, por sua vez, é um professor de escola primária sem experiência de governo. “Um segundo turno nunca foi dividido tão claramente quanto as eleições atuais”, tuitou o analista político peruano Fernando Tuesta, em meio à divulgação dos resultados parciais.

Eleitores se dirigiram aos locais de votação neste domingo pelo país, onde o voto é obrigatório, mediante um esquema planejado para evitar longas filas. Apesar da polarização, não foram registrados distúrbios ao longo do dia.

Foram divulgados os primeiros resultados oficiais do ONPE, anunciados pelo titular do órgão eleitoral, Piero Corvetto, antes da meia-noite, aproximadamente às 23h30 do mesmo domingo, 6 de junho, segundo o jornal Correo, do Peru.

Mais noticias

Slider