Vulcão em Nyiragongo força êxodo do Congo para Ruanda

Vulcão Congo África Central
Vulcão provocou o êxodo de milhares de pessoas de uma cidade do Congo, na África Central/The New Times/Ruanda

A erupção do vulcão no monte Nyiragongo, na República Democrática do Congo, matou 15 pessoas, informaram autoridades no domingo (23). O fenômeno gerou caos na cidade de Goma e nos arredores, onde vivem cerca de dois milhões de pessoas. Mais de 500 casas foram destruídas pela lava, e cerca de 30 mil pessoas tiveram de fugir das áreas afetadas. Quase oito mil pessoas migraram para Ruanda, na fronteira com os locais mais atingidos. A Unicef declarou haver mais de 170 crianças desaparecidas.

Os estrondos de uma série de tremores que se seguiram à última erupção do vulcão Nyiragongo, na República Democrática do Congo, foram sentidos até a capital de Ruanda, Kigali, a mais de 160 km de distância, no domingo, o que indica a continuidade da atividade sísmica na região, informou o The New Times, de Ruanda.

Tremores vulcânicos – ligados ao movimento do magma abaixo da superfície da Terra – continuaram a ser sentidos longe do epicentro. Um deles foi sentido em Kigali, depois das 10 horas (hora local) desta segunda-feira. Em Ruanda, os terremotos foram mais fortes no distrito de Rubavu e em outras áreas próximas à fronteira com o Congo, causando danos menores, com alguns moradores relatando rachaduras nas paredes de suas casas.

Globoesporte.com no Pan 2007: tempo real do brasil, notícias, vídeos,  resultados, quadro de medalhas, calendário, modalidades e tudo sobre o Rio  2007. - NOTÍCIAS - Tire suas dúvidas sobre Brasil e Congo

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas