Barra Torres, da Anvisa, avisa na CPI da Covid que não teve pressão

Anvisa Barra Torres CPI da Covid Misto Brasília
Barra Torres quando chegava para depor na CPI da Covid no Senado Federal/Edilson Rodrigues/Agência Senado

Os senadores petistas Humberto Costa (PE) e Rogério Carvalho (SE) apresentaram nesta um requerimento para que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, preste mais um depoimento da CPI da Pandemia. Humberto Costa alega que o Queiroga “omitiu uma série de informações sensíveis” quando compareceu na comissão na última nas quinta-feira passada (06).

“Na minha avaliação, ele omitiu uma série de informações sensíveis ao nosso colegiado. Alegou que estava a muito pouco tempo no Ministério, mas, aparentemente não estudou diversas questões que ele devia ter conhecimento”, disse Costa. O senador cita também que faltou respostas convincentes do ministro sobre a distribuição de cloroquina pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Hoje (11), o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres. Ele é o primeiro a prestar depoimento aos parlamentares nesta segunda semana de oitivas. A fala de Barra Torres estava marcada para a quinta-feira (6), mas com o alongamento do depoimento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a sessão precisou ser adiada.

O Misto Brasília transmite ao vivo a sessão de depoimento do presidente da Anvisa – confira na capa do site

Barra Torres negou, em mais de uma ocasião, que a agência regulatória tenha sido pressionada a aprovar vacinas contra o novo coronavírus. Questionado pelo relator da CPI se ele sofreu pressão de autoridades federais, de outras autoridades públicas ou até mesmo da indústria farmacêutica para afrouxar critérios, ele foi enfático: “Não senhor”.

Ele disse ainda que a Anvisa já tomou todas as medidas possíveis para desburocratizar os procedimentos de aprovação de vacinas para uso no país, de forma que não havia espaço para avançar mais nesse sentido.

O diretor-presidente da Anvisa disse não haver dados que demonstrem que medicamentos chineses, proporcionalmente, recebem mais avaliações negativas por parte da agência do que os produzidos em outros países. Ele também afirmou que não há qualquer aspecto técnico que desabone o país asiático e seus produtos de saúde.

Questionado sobre os problemas com o fornecimento de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) vindos da China e da Índia para a produção de vacinas contra Covid-19, Barra Torres disse que eles existem, mas que ele desconhece se há “nexo causal” com declarações dadas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), seus filhos ou outros membros do governo.(Com informações do SBTNews e da CNN Brasil)

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas