NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter.

Calheiros será o relator e Omar Aziz o presidente da CPI

Definição de nomes aconteceu hoje pela manhã, num processo de entendimento que aconteceu ao longo da semana
Senador Renan Calheiros
Renan permanece na função, apesar de apelas no STF de três senadores/Arquivo/Agência Senado

Definidos nesta manhã os três principais nomes que irão comandar a CPI da Covid no Senado Federal. Não houve surpresa nestas indicações, mas mostra um relativo equilíbrio na comissão de investigação que pode começar a trabalhar já na próxima semana. Atualizado às 14h30

O presidente será o senador Omar Aziz (PSD-AM), cujo partido faz parte da base governista, mas o parlamentar tem um papel de mais independência. A vice-presidência será exercida pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), um dos mais ácidos críticos do governo de Jair Bolsonaro (sem partido).

A relatoria caberá ao veterano senador Renan Calheiros (MDB-AL), que emerge numa situação que pode colocar em xeque as atividades do governo no combate à pandemia. A CPI vai investigar o Ministério da Saúde, a destinação de recursos do governo federal aos estados e municípios e também o comportamento do presidente, que tem sido acusado de genocida pela morte de milhares de pessoas associadas à peste.

Agora à tarde, o presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), informou à Imprensa que a eleição da presidência e da vice-presidência da CPI deve ser realizada entre a quinta-feira (22) e terça-feira (27). Após a escolha, o presidente escolhe o relator, que até agora deve ser Renan Calheiros.

Mais noticias

Slider