Violência volta na Irlanda do Norte 23 anos após Acordo de Belfast

Irlanda do Norte Belfast protestos
Jovens preparam barricada nos protestos em Belfast/DW

Vinte e três anos após o Acordo de Belfast ter posto fim a três décadas de sangrentos conflitos na Irlanda do Norte, teme-se que a violência agora possa voltar a aumentar, impulsionada pelas consequências do Brexit.

Enquanto os britânicos se preparavam para deixar a UE, não faltaram alertas, como por parte dos ex-primeiro-ministros Tony Blair e John Major, de que o Brexit poderia minar o acordo de paz na Irlanda do Norte, única nação constituinte do Reino Unido fora da ilha da Grã-Bretanha.

Esses temores se concretizaram quando tumultos e desordens eclodiram na Irlanda do Norte no final de março. Dezenas de policiais foram feridos desde então, e um ônibus foi sequestrado e incendiado em uma forte escalada da violência na quarta-feira (07).

A violência começou em 29 de março, em um enclave unionista (pró-união do território ao Reino Unido) de Derry, uma cidade que também tem uma confortável maioria nacionalista irlandesa. Um grupo de cerca de 40 pessoas, muitas delas adolescentes, atirou objetos, inclusive uma bomba de gasolina, contra a polícia.

Muitos unionistas acreditam que os termos do protocolo, comumente chamados de “fronteira do Mar da Irlanda“, enfraquecem o status da Irlanda do Norte dentro do Reino Unido e a aproximam da República da Irlanda, um Estado-membro da UE, tornando mais provável a unificação irlandesa.(Da DW)

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas