Polícia para quem precisa de polícia

PMDF motocicletas
Policiais sediados em Samambaia, no DF, fazem demonstração sobre motocicletas/Arquivo/André Borges/Agência Brasília.

Texto de Maya Félix

A polícia está perdendo meu respeito e minha admiração. Os que antes prendiam bandidos agora perseguem cidadãos que precisam trabalhar. Mães e pais de família que têm uma loja, um quiosque, um trailer que vende lanches. Senhoras que vão à praia, aposentados numa praça, mães que saem com seus filhos: são tratados como criminosos.

Os homens que deveriam proteger e servir a sociedade hoje forçam a porta da casa do brasileiro de bem. Destroem a possibilidade do trabalho honrado. Dizem que estão apenas cumprindo ordens. Mas essa história é antiga.

Soldados nazistas cumpriam ordens. Capitães do mato cumpriam ordens. Carrascos e torturadores cumpriam ordens. Militares fascistas cumpriam ordens na Itália de Mussolini. Atiradores cubanos cumprem ordens no paredão. Policiais chineses cumprem ordens quando levam cristãos a campos de concentração.

Há uma linha tênue que separa o crime da justiça. A estupidez da consciência. Que diferencia o bandido do herói. Que aplaude o ato de heroísmo e condena as cordas da opressão dos ditadores, dos corruptos, dos homicidas, dos estupradores, dos assaltantes e dos pedófilos.

O povo brasileiro, de quem emana todo o poder, diariamente está sendo massacrado por bandidos nesta pandemia. Bandidos que rasgam a Constituição Federal. Só que desta vez eles usam farda.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas