Prefeitos do Entorno afirmam que situação é de “colapso total”

Luziânia Entorno DF
Detalhe da cidade de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal/Arquivo

Seis prefeitos da região do Entorno do Distrito Federal adotam a partir de hoje (22) medidas mais restritivas para conter a pandemia da Covid-19. Num vídeo gravado ontem á noite (veja logo abaixo), quatro gestores públicos afirmam que a situação nos hospitais da região é de “colapso total”. Durante o dia cada prefeito publicará um decreto com as restrições para o isolamento social em seus municípios, com impacto direto em mais de 700 mil habitantes.

As novas medidas são aquelas anunciadas na semana passada pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), que assinou um decreto em que as atividades não essenciais são fechadas num sistema de rodízio a cada 14 dias. A Secretaria da Saúde de Goiás define como calamidade o progresso dos novos casos e mortes associadas à doença. Os prefeitos vão acompanhar todas as medidas do decreto estadual.

Em Luziânia, está faltando oxigénio médico nos hospitais públicos. No domingo, diversos cilindros foram levados às pressas para Goiânia para que o produto não falte nas UTIs, o que poderia provocar a morte de dezenas de pacientes. Todos os hospitais da região do Entorno estão lotados, de acordo com os próprios prefeitos. O Hospital de Campanha de Luziânia, por exemplo, está com 100% de ocupação tanto na enfermaria como na UTI. Essa mesma realidade ocorre no Hospital do Jardim Ingá, que é um distrito de Luziânia, na divisa com o DF, e no novo Gama.

A decisão por medidas mais duras para controlar o fluxo de pessoas nas cidades, foi tomada pelos prefeitos de Luziânia, Diego Sorgatto, de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró, do Novo Gama, Carlinhos do Mangão, de Cidade Ocidental, Fábio Correa, de Santo Antônio do Descoberto, Aleandro Caldato, e Águas Lindas de Goiás, Dr, Lucas. Ontem à noite, os quatro primeiros se reuniram presencialmente e os outros dois virtualmente para a decisão de “unidade e compreensão para enfrentar esta situação”.

 

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas