Governadores visitam União Química e podem comprar a Sputnik V

Vacina União Química
Parte das instalações da União Química que pretende produzir a vacina russa/Arquivo/Renato Alves/Agência Brasília

Governadores do Fórum dos Governadores estiveram hoje pela manhã na unidade fabril da União Química, em santa Maria. Os diretores do laboratório farmacêutico mostraram o processo de produção e se dispuseram a vender 10 milhões de doses da vacina Spunitk V, imunizante desenvolvido na Rússia contra a Covid-19. Pelo Distrito Federal, esteve presente o vice-governador Paco Britto (Avante) e também o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que preside o consórcio dos governadores do Nordeste, afirmou que além de conhecera linha de produção da primeira indústria de vacina que produz o IFA na América Latina, assistiu apresentação do cronograma e “a previsão é de que sejam produzidas até 8 milhões de vacinas em abril. Estamos pedindo à Anvisa o pedido de registro definitivo, para que tenhamos essa liberação visando firmar contratos de compras para todo Brasil”.

A visita ocorre depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou Estados e municípios a comprarem vacinas contra o novo coronavírus. A busca por doses da Sputnik também é interesse de governadores como Paulo Câmara, de Pernambuco, Renato Casagrande, do Espírito Santo, Rui Costa, da Bahia e Camilo Santana, do Ceará, que também devem vir à capital federal nesta terça.

O laboratório União Química já entrou com pedido de uso emergencial da Sputnik V, junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para 10 milhões de doses. O laboratório havia anunciado que a vacina vai ser produzida nas fábricas de Guarulhos, em São Paulo, e em Brasília. A Sputnik tem eficácia comprovada acima dos 90% contra o novo coronavírus na última etapa de testes.

No Congresso, o projeto de lei que autoriza estados, municípios e o setor privado a comprarem vacinas contra Covid-19 foi aprovado pelo Senado, na última semana e agora segue para a Câmara., segundo a Agência Brasil. Após a a visita, os governadores foram almoçar na residência do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas