Leandro Grass deputado distrital CLDF

Grass é o maior crítico da administração Ibaneis

O deputado distrital Leandro Grass (Rede) é praticamente a única voz entre os parlamentares da oposição que diariamente critica o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB). Nos últimos dias o governador tem sumido do noticiário. Grass não perdeu a oportunidade pelo sumiço.

72 horas após a população do DF acumular prejuízos em função das chuvas não temos uma palavra do Ibaneis. Não tem uma declaração, um projeto, não tem nada. Renuncie, Ibaneis“, apela.

A exemplo da Câmara Legislativa, a bancada federal do DF tem feito poucas críticas ao governador, embora sua administração seja bastante questionada nas redes sociais. Um dos poucos parlamentares no Congresso é o senador Izalci Lucas (PSDB). O senador coordenou uma comissão de parlamentares que acompanhou a execução de recursos federais por meio de emendas de bancada.

Os senadores Antonio Reguffe (Podemos) e Leila Barros (PSB) não comentam questões relacionadas à gestão local em suas redes sociais. Dois oito deputados federais, apenas Erika Kokay (PT) tem uma bandeira de oposição a Ibaneis, mas até a parlamentar optou pelo silêncio. O mesmo ocorre com Paula Belmonte (Cidadania), que teoricamente faz parte da oposição.

O documento com as conclusões do trabalho foi entregue na semana passada à procuradora-geral de Justiça, Fabiana Costa. “O relatório apontou falhas e irregularidades cometidas durante o período pela gestão do governador Ibaneis Rocha“, comenta Izalci.

Os dois parlamentares do PT na Câmara Legislativa também são tímidos nas críticas. Nas redes sociais de Chico Vigilante e Arlete Sampaio, os temas são quase sempre nacionais. Numa das poucas observações de Arlete sobre os ocupantes do Palácio do Buriti, ela comenta sobre a campanha de vacinação.

A pergunta que não quer calar é: o senhor, sendo governador do DF, autoridade máxima da capital federal, vai tomar quais iniciativas para providenciar vacinas pra nossa população, Ibaneis Rocha? Ou vai ficar esperando pacientemente o desgoverno Bolsonaro?“, escreve Arlete.

Também da oposição, o deputado distrital Fábio Félix (PSol) arrisca timidamente algumas críticas. e como Arlene, bate na campanha de imunização. “Cinco capitais já anunciaram a paralisação da vacinação e o DF hoje (18) acorda com a notícia de que só tem estoque pra mais uma semana. O Brasil Imunizado de Pazuello já chegou aí pra vocês também?“

Fábio F;elix faz críticas também a indicação de Gilberto Occhi para a presidência do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF). “Gilberto Occhi é um coringa do PP (partido de Maluf e Lira) que ocupa sempre grandes cargos por indicação de seus amigos. Occhi já esteve como figurão da Caixa, Ministério das Cidades e no final do Governo Temer assumiu a Saúde. Não tem um currículo consistente na área de conhecimento técnico e será o terceiro indicado do Governador. O primeiro foi preso e o segundo dispensado recentemente“.