Os socialistas foram os mais votados nas eleições na Catalunha, mas o conjunto dos partidos independentistas obteve mais da metade dos votos, segundo os números oficiais desta segunda-feira (15).
Com 98% dos votos contabilizados, o Partido dos Socialistas da Catalunha (PSC-PSOE) é o mais votado, com 22,9% e 33 deputados eleitos para o parlamento regional. Diante dos resultados, tanto o candidato dos socialistas, Salvador Illa, como o candidato da ERC, Pere Aragonès, reivindicaram a chefia do governo regional.
O segundo partido mais votado é a Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), independentista, que tem 21,3% dos votos e 33 deputados, ficando desta vez à frente do Juntos pela Catalunha (JxC), também independentista, do antigo presidente do governo regional Carles Puigdemont, que obteve 20,1% e 32 lugares. Juntos, os partidos independentistas passaram de 70 para 74 assentos no Parlamento regional de 135.
O grande perdedor das eleições é o Cidadãos (direita-liberal), que nas eleições de 2017 concentrou o voto útil dos que defendem a união da Espanha e que agora fugiu para o PSC, e desceu de 25,3% para de 5,5% e de 36 para apenas seis deputados. (Da DW)