O mês de fevereiro choveu muito e ainda deve cair muita água nos próximos dias, segundo previsão da meteorologia. Neste final de semana, dois reservatórios que abastece a maioria dos 3 milhões de habitantes do Distrito Federal verteram água. O primeiro foi no domingo o de Santa Maria e nesta manhã foi a reservatório do Descoberto, que é responsável por abastecer aproximadamente 60% da população.
A Barragem do Rio Descoberto fica às margens da BR-070 e foi inaugurada em 1974, dando origem a um lago de 17 km² de área de espelho d’água. Ela tem capacidade de armazenar um volume total de 103 milhões de m³. O Sistema Santa Maria (Santa Maria/Torto) é responsável por 27% do abastecimento do DF e possui uma vazão de 1.470 l/s de água. O volume útil de água é de 45,5 milhões de m³. No ano passado, no dia 31 de janeiro, a barragem também verteu água.
No início da tarde desta segunda-feira (15), as comportas da barragem do Lago Paranoá foram abertas. A operação teve início às 12 horas quando um helicóptero dos bombeiros fez um sobrevoo pela região da jusante da barragem para checar a presença de pessoas nas proximidades dos rios e evitar acidentes. Quando as comportas são abertas, o volume de água no Rio Paranoá aumenta rapidamente, numa escala de 10 a 90 centímetros de altura, segundo informou a Agência Brasília.
Cerca de 45 minutos depois, as sirenes do sistema de notificação em massa foram acionadas, alcançando uma área de 10 quilômetros quadrados, alertando que a operação começaria em breve. Às 12h48, 15 centímetros das comportas 1 e 3 da Barragem do Paranoá foram abertos, e um volume aproximado de 46 metros cúbicos de água por segundo foi liberado para a jusante.

