Onyx Lorenzoni vai assumir o terceiro ministério no governo Bolsonaro

ministro Onyx Lorenzoni Casa Civil
Onyx Lorenzoni começou no governo Bolsonaro no Ministério da Casa Civil/Arquivo

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, vai deixar a pasta e assumir a Secretaria-Geral da Presidência, conforme o R7 Planalto antecipou em 27 de janeiro. A nomeação deve ser publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias, segundo fontes próximas ao presidente Jair Bolsonaro. A Secretaria-Geral é ocupada interinamente por Pedro Marques desde a saída de Jorge Oliveira para o Tribunal de Contas da União.

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro tiveram uma reunião nesta segunda-feira (08) para acertar os últimos detalhes da mudança. O número dois de Onyx, secretário-executivo, foi nomeado também nesta segunda-feira (08). José Vicente Santini era o braço direito do ministro quando ele foi chefe da Casa Civil entre 2019 e 2020. Foi exonerado do Planalto por uso de avião da FAB, no episódio que culminou com a ida de Onyx para a Cidadania, segundo informou o Correio do Povo. O nome do deputado federal João Roma (Republicanos – BA) foi enviado para análise do Palácio do Planalto para que seja nomeado como ministro da Cidadania. A informação é da coluna Painel, do jornal Folha de São Paulo.

A nomeação de Santini foi assinada pelo próprio Bolsonaro. Apesar do escândalo com o jatinho e da suposta indignação do presidente na época, que descreveu o uso do avião da FAB por apenas três servidores como algo “imoral” e “inadmissível”, o ex-secretário-executivo voltou para o governo em setembro do ano passado quando assumiu um cargo de assessor no Ministério do Meio Ambiente.

Agora, Santini, que é amigo de infância dos filhos de Bolsonaro e chegou ao Planalto por intermédio deles, será o número dois da Secretaria-Geral da Presidência, atualmente comandada interinamente pelo ministro Pedro César Nunes.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Embaixada da Humgria Jair bolsonaro hospedagem

Dois dias em Budapeste

Aqui surgem as questões. Qual o motivo da “visita”? Com quais “autoridades” magiares ele conversou? Qual o teor das conversas?

Leia mais »

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas