NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter.

Vacinação no DF começa nesta terça em 15 hospitais da rede pública

Os locais ainda não foram divulgados pela Secretaria da Saúde. A imunização deveria ter começado hoje, mas a data foi transferida
Covid-19 vacina
A única maneira de acabar com a pandemia é a vacinação em massa/Arquivo

A Secretaria da Saúde do Distrito Federal informou esta tarde que a vacinação contra a Covid-19 começa às 10 horas da manhã desta terça-feira (19). Inicialmente estava prevista para iniciar no final da tarde de hoje, mas por atraso na entrega da vacina CoronaVac, as autoridades sanitárias locais acharam melhor transferir a data. O voo vindo de São Paulo da Força Aérea Brasileira com as vacinas atrasou três horas. Atualizado às 19h51

Serão usados 15 postos de vacinação – veja a relação logo abaixo. A imunização da população ocorrerá em 15 hospitais da rede pública de saúde do DF. O governador Ibaneis Rocha (MDB) não esteve presente na solenidade de entrega dos lotes em São Paulo pelo Ministério da Saúde e também não esteve na entrevista coletiva com o secretário da Saúde, Osnei Okumoto.

O primeiro grupo a ser imunizado será formado por profissionais que atuam na linha de frente dentro das unidades de saúde, profissionais do Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) e da equipe de atendimento do Corpo de Bombeiros, além das pessoas maiores de 60 anos e deficientes que vivem em asilos e seus cuidadores. Neste primeiro grupo foram incluídos profissionais de saúde pública (27.500), indígenas (300), profissionais de saúde da rede privada (20 mil) e acima de 60 anos e deficientes institucionalizados (3 mil).

As direções dos hospitais públicos e privados, além das gerências das unidades básicas de saúde, enviarão uma lista com os nomes dos profissionais que atuam na linha de frente e serão vacinadas nesta primeira fase. O profissional de saúde poderá escolher o local mais adequado para receber a primeira dose que será vinculada ao CPF.

Como o Distrito Federal recebeu apenas 105 mil doses, apenas pouco mais de 50 mil pessoas devem receber o imunizante nesta etapa. A Coronavac devem ser aplicadas em duas doses num período de até 21 dias para que tenha efeito contra a doença viral.

A carga foi levada para o Central da Rede de Armazenamento de Frios, de onde sairão os comboios com a segurança da Polícia Militar. A previsão é que essas equipes sigam para os locais de vacinação a partir das 7h30.

Os locais de vacinação

Hospital de Base, Hospital Regional da Asa Norte, Hospital Regional de Ceilândia, Hospital Materno Infantil de Brasília, Hospital de Apoio de Brasília, Hospital Universitário de Brasília, Hospital Regional de Sobradinho, Hospital Regional de Planaltina, Hospital Regional de Brazlândia, Hospital da Região Leste, Hospital Regional de Taguatinga, Hospital Regional de Samambaia, Hospital Regional de Santa Maria, Hospital Regional do Gama, Hospital Regional do Guará e Central de Regulação do Samu (SIA).

Mais noticias

Slider