Deputado Júlio César diz que Ibaneis cumpre seu papel com excelência

Deputado Júlio César Ribeiro DF
Júlio César Ribeiro é um dos deputados da bancada federal do DF/Arquivo/Agência Câmara

O deputado federal Júlio César Ribeiro (Republicanos-DF) disse que o ano passado foi bastante produtivo na agenda de votações da Câmara dos Deputados. O parlamentar respondeu a sete perguntas sobre a política e o ano legislativo. As mesmas perguntas foram encaminhadas no final de dezembro para os demais sete deputados e três senadores que representam o Distrito Federal.

Muito próximo de ibaneis Rocha (MDB), o parlamentar considera que governador “tem trabalhado com muita responsabilidade e vem cumprindo seu papel com muita excelência“. Sobre as eleições para as presidências do Congresso, Júlio César Ribeiro prevê que a troca não implicará na agenda de votações das duas Casas. “Defendo que temos que dar continuidade ao trabalho e o diálogo é o melhor caminho pra isso“.

2020 certamente foi um ano atípico, que exigiu muito aprendizado. Do ponto de visto do Parlamento, o que você comenta sobre as sessões virtuais?

Avalio 2020 ter sido um ano muito produtivo. Tivemos um avanço expressivo no que diz respeito a agenda de votações. Sobre as sessões virtuais, sem dúvidas foi uma medida que gerou economia, além disso o Congresso também demonstrou que é capaz de seguir com o trabalho aprovando propostas importantes para o crescimento do Brasil.

Desde março as comissões permanentes deixaram de acontecer. Quais os prejuízos que você aponta em função da ausência dos trabalhos presenciais das comissões?

Não houve prejuízos. Todas as matérias que eram de interesse do governo e do país foram votadas em plenário em um esforço coletivo de todos os parlamentares.

No ano passado, em 2019, pedimos a sua avaliação sobre o desempenho do governo federal. Repetimos esse questionamento. Como foi o governo de Jair Bolsonaro ao longo de 2020?

O presidente tem tido uma preocupação com o desenvolvimento econômico do nosso país. Os projetos enviados pelo executivo à Casa são uma prova de que o governo quer o melhor para o povo. Vivemos um ano atípico. E mesmo com todas as dificuldades e desafios, percebemos um esforço conjunto de todo Governo Federal para manter o Brasil na rota do crescimento.

Sobre o governo distrital, qual a sua opinião sobre o desempenho da administração de Ibaneis Rocha?

O governador Ibaneis Rocha tem trabalhado com muita responsabilidade e vem cumprindo seu papel com muita excelência. Com toda essa situação triste da pandemia, tem se mostrado um gestor centrado, coerente com as suas decisões e principalmente preocupado com a melhoria e manutenção das questões voltadas aos setores públicos da cidade. Também estamos empenhados em ajudar o governo no desenvolvimento da cidade. Inclusive acabamos de conseguir mais de R$ 50 milhões para serem utilizados na construção de três novas escolas no DF e mais nove creches.

Para muitos, se o ano de 2020 foi desafiador, será bem mais neste ano diante de desafios como a própria pandemia, o desemprego, as atividades econômicas. Você poderia apontar quais as principais preocupações para 2021?

Torcemos para que seja um ano próspero. Será tempo de reorganização. Sem dúvidas nós temos várias preocupações. Infelizmente muitos brasileiros já sofrem com efeitos da pandemia, muitos deixaram de ter seus empregos, houve diminuição de renda, e até mesmo os próprios empresários que precisaram fechar as portas de seu negócio. O povo ainda almeja mudança e nós vamos continuar firmes no parlamento para minimizar essas consequências.

A Câmara e o Senado Federal trocam de comando das Mesas Diretoras em fevereiro. Na sua opinião, quais serão as implicações com os trabalhos legislativos nas duas Casas? Matérias como as reformas (administrativa e tributária) podem ser discutidas e, finalmente, votadas?

Acredito que a troca não implicará na agenda de votações das duas Casas. Defendo que temos que dar continuidade ao trabalho e o diálogo é o melhor caminho pra isso.

O que podemos esperar de sua atuação parlamentar no próximo ano? Quais serão os seus principais desafios?

Os desafios são diários. A apresentação de propostas legislativas e a participação em votações expressivas na Casa são consequências do nosso trabalho. O objetivo é continuar ouvindo a comunidade, trabalhar e investir na melhoria da cidade. Além de fortalecer o trabalho de base nas regiões do DF.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas