Senado rejeita divisão de recursos do Fundeb com o Sistema S

Senado sessão virtual
Votação que rejeitou emendas da Câmara aconteceu agora no Senado/Arquivo/Adilson Rodrigues/Agência Senado

O Senado aprovou, com modificações, a regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os senadores suprimiram as emendas que autorizavam a retirada de recursos das escolas públicas do Fundeb e destinava para o Sistema S. Assim, o PL 4.372/2020 retorna à Câmara dos Deputados.

Numa postagem feita há pouco no Twitter, o deputado Paulo Teixeira (PT), disse que gostou da decisão do Senado. “Gostaria de agradecer os professores e estudantes brasileiros que ajudaram na mobilização. Agradecer também aos Senadores que resgataram a constitucionalidade do texto do novo Fundeb”.

Nesta semana, um grupo de mais de 300 juízes, promotores, procuradores, advogados e professores elaborou uma nota técnica que denuncia a inconstitucionalidade do projeto de lei que regulamenta o “Fundeb permanente”, trazido pela Emenda Constitucional 108/2020).

O texto-base do projeto, aprovado na Câmara dos Deputados, incluiu por meio de uma emenda de destaque, a possibilidade de destinação de 10% dos recursos do Fundeb a instituições filantrópicas, comunitárias ou confessionais e ao Sistema S (Senai e Senac), para fins de oferta conveniada de vagas nos ensinos fundamental e médio. Além disso, o PL permite o correspondente pagamento da remuneração de profissionais de educação terceirizados.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Embaixada da Humgria Jair bolsonaro hospedagem

Dois dias em Budapeste

Aqui surgem as questões. Qual o motivo da “visita”? Com quais “autoridades” magiares ele conversou? Qual o teor das conversas?

Leia mais »

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas