Confirmada fábrica de baterias de lítio para veículos elétricos no Brasil

Acordo bateria de lítio aeroporto de Minas
Eduardo Muñoz, CEO da Bravo Motor Company e Rafael Laranjeira, Gerente Executivo de Soluções Logísticas do Aeroporto de Belo Horizonte/Divulgação

Minas Gerais será o primeiro estado da América Latina e Caribe a instalar um polo de baterias de lítio e veículos elétricos. O acordo do projeto “Cluster Colossus Minas Gerais” foi assinado entre o presidente da Agência Mineira de Promoção de Investimentos e Exportações, Thiago Toscano, e o CEO da Bravo Motor Company (BMC), Eduardo Munõz.

Essa gigafábrica será a primeira a estabelecer três clusters no Brasil com capacidade de 35 GWh para cada unidade. Segundo relatos da BMC, existem grupos locais que farão parte do investimento. O primeiro de três cluster, com investimento de US$ 3.5 Bilhões vai criar 7 mil empregos diretos. No total, serão gerados 21 mil empregos. Cluster é um termo em inglês que significa “aglomerar” ou “aglomeração” e pode ser aplicado em vários contextos.

A proposta do grupo é instalar a unidade no pólo industrial do aeroporto internacional de Belo Horizonte.  Embora a Bravo Motor Company contribua com toda a sua tecnologia, e do consórcio de empresas associadas ao grupo para iniciar o processo de investimento, a empresa sai em busca de novos players, e potenciais clientes, interessados ​​em concluir o financiamento do projeto, ambos empresas do setor automotivo, com grande necessidade de baterias de lítio para reconversão de suas indústrias, prestadores de serviços e outros itens associados à mobilidade elétrica. Também do setor de energia que o Estado de Minas Gerais demonstrou interesse em convocar.

Vale lembrar que a ideia foi originalmente concebida para a Argentina, aproveitando suas capacidades industriais e o potencial do lítio, mas a falta de um marco regulatório e de sinalizações de sucessivos governos fez com que a empresa migrasse para a Califórnia, nos Estados Unidos, de onde atualmente executa suas operações globais, segundo informou o portal Movilidad, da Argentina.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas