Vacinação contra a Covid começa dia 25 de janeiro em SP

Pesquisa vacina Covid-19 China Misto Brasília
Vacinas experimentais foram inoculadas em voluntários de vários países/Arquivo/Xinhua/Zhang Yuwei

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta segunda-feira (07) que a vacinação contra a Covid-19 deverá ter início em 25 de janeiro de 2021 no estado. Segundo o plano do governo, profissionais de saúde, pessoas com mais de 60 anos e indivíduos vulneráveis como indígenas e quilombolas terão prioridade na imunização. Esse grupo corresponde a cerca de 9 milhões de pessoas, entre os 46 milhões de habitantes de São Paulo.

O estado apostou na vacina Coronavac, desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac, que será produzida localmente no Instituto Butantan, ligado ao governo paulista. O imunizante está atualmente na fase 3 de testes, e o resultado dos estudos sobre sua eficácia deverá ser divulgado até a próxima semana. Se os números forem favoráveis, o governo planeja pedir imediatamente sua aprovação à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A Coronavac requer a aplicação de duas doses, e ambas serão gratuitas no estado. Profissionais de saúde, indígenas e quilombolas receberão sua primeira dose em 25 de janeiro, e a segunda, em 15 de fevereiro, segundo o cronograma apresentado por Doria nesta segunda-feira.

idosos com 75 anos ou mais serão vacinados nos dias 8 de fevereiro e 1º de março, enquanto o grupo com idades entre 70 e 74 anos receberão suas doses em 15 de fevereiro e 8 de março. Em seguida serão imunizadas pessoas entre 65 e 69 anos, em 22 de fevereiro e 15 de março, e então pessoas de 60 a 64 anos, em 1º e 22 de março.

As vacinas serão aplicadas entre 7h e 22h de segunda a sexta, e das 7h às 17h nos fins de semana e feriados. Outras fases de imunização serão anunciadas mais para frente.

Segundo Doria, o estado já conta com 5.200 postos de vacinação nos 645 municípios, e há um plano de ampliar esse número para até 10.000 postos, podendo ser usados também quartéis da Polícia Militar, escolas, farmácias, estações de trem e terminais de ônibus.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas