Decisão do STF abre caminho para candidatos na Câmara e Senado

Deputado Marcos Pereira
Marcos Pereira comemorou o resultado do julgamento do STF sobre a reeleição no Congresso/Arquivo/Divulgação

A decisão final do Supremo Tribunal Federal sobre a reeleição para os cargos de presidentes da Câmara e Senado Federal abriu caminho para outros pretendentes, além dos atuais, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP). Mais do que derrubar o instituto da reeleição, as novas escolhas internas das duas Casas abrem caminho para uma alternância dos partidos nas duas Mesas Diretoras.

O deputado Fábio Ramalho (MDB-MG) acredita que consegue reunir apoio de pessoas da direita, esquerda e do centro. Ele não recusa o debate de convocar nova Constituinte para reformular algumas regras do texto. Mas, conclui, que as atuais foram respeitadas pelo STF nesta noite, segundo contou a repórter Basília Rodrigues, da CNN Brasil.

O vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira, se manifestou poucos minutos após a decisão sair. “O STF agiu com responsabilidade ao recusar a tese casuística de reeleição no Parlamento. O § 4º do art. 57 da CF é absolutamente claro no seu teor, não cabendo interpretação diferente. Mudanças na CF devem ser promovidas dentro do Congresso Nacional, o locus adequado para isso”.

Integram a lista de virtuais candidatos à presidência da Câmara, que agora poderão se assumir, se houver consenso em seus grupos: Baleia Rossi (MDB-SP), Luciano Bivar (PSL-PE), Agnaldo Ribeiro (PP-PB), Elmar Nascimento (DEM-BA) e Arthur Lira (PP-AL) – sendo este último carimbado como o nome do Planalto.

Agora, no Senado, ninguém esperava uma eleição sem Davi Alcolumbre. Mas também não há surpresas quanto às principais forças que devem agora se erguer. No MDB há três nomes: Eduardo Gomes (TO), Eduardo Braga (AM) e até Renan Calheiros (AL).

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas