Maia fala em governo liberal e mercado alegre com dados da China

Bolsa de Valores B3 Misto Brasília
A bolsa é o local para compra e venda de ações/Arquivo

Ao defender mais uma vez a aprovação de medidas que organizem o Orçamento público, como a chamada PEC emergencial, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que o comportamento do Executivo nesse debate demonstrará se governo continuará liberal, com impacto direto nas eleições de 2022.

Em palestra na Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Maia considerou “muito difícil” que os liberais mantenham apoio ao governo caso ele assuma “interpretação heterodoxa do Orçamento”. Maia disse ainda que a ampliação de um programa de distribuição de renda fora do teto de gastos seria uma decisão populista, ao passo que uma que respeite a regra será popular, informou a Reuters.

Enquanto isso, o Ibovespa operou em alta nesta segunda-feira (16) impulsionado por dados fortes da China e pelo anúncio da farmacêutica Moderna de que sua vacina contra o coronavírus tem mais de 94% de eficácia, acima dos 90% da profilaxia da Pfizer e da BioNTech. Vale lembrar que hoje é dia de vencimento de opções sobre ações, o que deve adicionar volatilidade à Bolsa, de acordo com o Infomoney.

Na Ásia, a China registrou um crescimento de 6,9% na sua produção industrial na base de comparação anual, número acima dos 6,5% projetados pelo Wall Street Journal. Ainda no continente, o Produto Interno Bruto (PIB) do Japão avançou 5% no terceiro trimestre, o primeiro crescimento em quatro trimestres e a maior expansão desde 1980, período em que há dados comparáveis.

Também houve a assinatura da Parceria Econômica Regional Compreensiva entre 15 países asiáticos. É o maior acordo comercial do mundo, com uma população de 2,2 bilhões de pessoas e cerca de 30% do PIB mundial.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas