NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter.

Eleições no Entorno mostram força de Caiado e do Democratas

Dos 33 municípios da região, o partido elegeu prefeitos em seis. A esquerda, no entanto, tropeçou nas urnas
Governador Roaldo Caiado
Caiado mostra força política com alianças na região do Entorno/Arquivo

Os resultados das eleições municipais da região do Entorno do Distrito Federal são um espelho da situação nacional, quando aparece em destaque o partido do trio do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (RJ) e do governador de Goiás, Ronald Caiado. A força política de Caiado na região é o resultado de alianças importantes.

Dos 33 municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, o Democratas conseguiu eleger seis candidatos, como o deputado estadual Diego Sorgato, em Luziânia, que é o maior colégio eleitoral da Ride. O jornalista e historiador Luciano Lima fez os cálculos até agora dos resultados das eleições, e observa que o Democratas saiu de 265 para 310 prefeituras.

“As eleições até agora mostram um nome nacional surgindo bem devagarinho no xadrez político brasileiro: o jovem ACM Neto. O Centrão também está saindo fortalecido“, observa Lima.

Se por um lado os partidos de centro e de direita foram muito bem nas urnas na região do Entorno, as agremiações mais à esquerda tropeçaram no convencimento popular. O Partido dos Trabalhadores, por exemplo, não elegeu nenhum prefeito, assim como o PSol, que surpreendeu com Guilherme Boulos, em São Paulo, que vai para o segundo turno. O historiador Luciano Lima contabilizou os resultados na Ride.

DEM – Levou seis prefeituras: Santo Antônio do Descoberto (Aleandro Caldato), Cristalina (Daniel do Sindicato), Alto Paraíso (Marcus Rinco), Luziânia (Diego Sorgatto), Vila Boa (Rubens), Padre Bernardo (Joleleide Lázaro)

PP – Levou quatro prefeituras: Cidade Ocidental (Fabio Corrêa), Alexânia (Allysson), Abadiânia (Zé Diniz) e Pirenópolis (Nivaldo Melo)

Podemos – Levou quatro prefeituras: Águas Lindas (Dr. Lucas da Santa Mônica), Formosa (Gustavo Marques), Catalão (Adib Elias), Arinos (Marcílio de Tonhão)

MDB – Levou duas prefeituras: Valparaíso (Pabio Mossoró) e Barro Alto (Professor Álvaro)

PL – Levou duas prefeituras: Novo Gama (Carlinhos do Mangão) e Corumbá de Goiás (Chico Vaca)

PDT – Levou duas prefeituras: Cabeceiras (Tuta) e Buritis (Dr. Kenny)

PSL – Levou uma prefeitura: Planaltina de Goiás (Delegado Cristiomario)

Solidariedade – Levou uma prefeitura: Água Fria de Goiás (Dr. Eduardo)

PSB – Levou uma prefeitura: Cavalcante (Vilmar Kalunga)

PSDB – Levou uma prefeitura: Unaí (Branquinho)

Avante – Levou uma prefeitura: Cabeceira Grande (Professor Eldson)

Mais noticias

Slider