Militares da reserva fazem manifestação na frente do Ministério da Defesa

Protesto militares da reserva
Militares da reserva que ocuparam postos de graduação fazem protesto na frente do Ministério da Defesa/Reprodução vídeo

Militares da reserva das Forças Armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica – fizeram nesta tarde de quinta-feira (20) uma manifestação na frente do Ministério da Defesa. Pouco antes, uma comissão esteve com o ministro da Casa Civil, general Braga Neto, que não deu esperanças às queixas dos aposentados e pensionistas.

O motivo da reclamação é a lei 13.954, que estabeleceu a reforma da previdência dos militares. Para os manifestantes, a legislação só beneficiou os oficiais superiores e deixou à mingua cerca de 220 mil famílias de praças e graduados, que representam 82% das Forças Armadas. A lei teria prejudicado os militares da ativa no período de 2001 a 2019, que não conseguiram cursar os altos estudos. O prejuízo seria de 28% em 2023, “se nada for feito”.

O grupo protestou contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que sugeriu que eles fossem incluídos no regime geral da previdência. No encontro com Braga Neto, os representantes saíram frustrados, porque o ministro informou que o governo não vai alterar a lei. Em janeiro, deveria ter acontecido uma reunião com a participação dos senadores Izalci Lucas (PSDB-DF) e Major Olímpio (PSL-SP). O encontro foi adiado e jamais foi realizado.

Durante a manifestação, foi anunciado um “mega panelaço” em Brasília hoje, amanhã e quinta-feira “seja para cobrar ou agradecer, só depende do governo”. Informou-se que a finalidade é permitir a harmonia entre as três Forças, “evitando dessa forma distorções nos vencimentos de ativos, veteranos e pensionistas”.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Embaixada da Humgria Jair bolsonaro hospedagem

Dois dias em Budapeste

Aqui surgem as questões. Qual o motivo da “visita”? Com quais “autoridades” magiares ele conversou? Qual o teor das conversas?

Leia mais »

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas