DF tem 246 startups e cinco delas se destacam na economia local

Startups Integra Bioprocessos e Análises
A Semana tem participação de diversas instituições do governo federal/Arquivo

Entre 2015 e 2020, o número de startups no Distrito Federal passou de 186 para 246, segundo revelou esta tarde a Associação Brasileira de Startups (Abstartups).  Nos últimos cinco anos, 23 delas foram “aceleradas” pelo InovAtiva Brasil, que é o maior programa do governo federal de aceleração de startups da América Latina.

Das 543 atualmente em operação no DF, 228 se destacam no segmento em que atuam. E cinco delas estão inseridas no ecossistema local. São elas: Beepay, Go Educa, Integra Bioprocessos e Análises, Simon e Thirty.

Beepay – Fornece um SaaS para Android e IOS, que permite que consumidores comprem de dentro da loja ou direto de casa, por meio do escaneamento de códigos de barra dos produtos. pode ser usado por supermercados, lojas de material de construção e shoppings.

Go Educa – Plataforma na qual o conteúdo (em vídeo ou texto) cadastrado por produtores é distribuído para alunos de forma direta (na plataforma) ou indireta (em jogos e aplicativos). A solução é conveniente e rentável para professores. Como diferencial competitivo, a startup conta com aulas curtas (máximo 10 minutos), várias opções de professor por disciplina e contratação simplificada de mentor.

Integra Bioprocessos e Análises – Foca no desenvolvimento de químicos de alto valor agregado por meio de rotas biotecnológicas, usando fontes de matéria prima renováveis, principalmente resíduos agroindustriais. Um de seus projetos, o Young Yeast, visa produzir ácido hialurônico, muito utilizado na formulação de cosméticos, em leveduras.

Simon – É a primeira plataforma digital do DF que reúne Inteligência Artificial para as Operações de TI (AIOPS), Autonomous Business Analytics e Machine learning em um só lugar, mapeando, correlacionando e automatizando ações, com o intuito de otimizar a performance de negócios e sistemas online. Tem em seu portfólio parcerias com gigantes de tecnologia, como NVIDIA, Microsoft e AWS.

Thirty – Foi criada como uma rede social baseada em desafios de 30 dias. No aplicativo, as pessoas criam desafios e atualizam o progresso diariamente, por meio de comentários, fotos e vídeos. O fato dos desafios terem um período pré-determinado e utilizarem a tecnologia de gamification torna a jornada mais agradável e faz com que o usuário se mantenha motivado durante o processo.

Número de startups no DF

2015                                     186

2016                                     198

2017                                     212

2018                                     224

2019                                     228

2020                                     246

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas