Ganância e corrupção

Ética e moral
A ética e a moral estão ligadas a questões como a ganância e a corrupção/Arquivo/Abstracta

Texto de Renato Candemil

Diz um conhecido dito popular: “Quem tudo quer, tudo perde”. Um dos maiores problemas que o Brasil enfrentou e enfrenta nos últimos tempos é o combate a corrupção desenfreada que está nas entranhas de toda a nossa sociedade.

A reflexão que trago hoje é sobre o elo entre a corrupção e a ganância. Percebam, inicialmente, que a ganância destrói os mais valorosos sentimentos do ser humano, como a prática da verdade, do respeito e, principalmente, do amor ao próximo. Nosso cotidiano é alimentado diariamente por uma enxurrada de notícias que dizem respeito aos crimes ligados à corrupção.

Ryuho Okawa, líder espiritual japonês, escreve que o ganancioso é aquele cuja mente procura sempre pegar para si as coisas, ou seja, é uma cobiça para ter sempre mais. Ouso dizer que, no cenário atual, o Brasil passa por uma enorme crise ética e moral, ligada diretamente à ganância perpetrada por pessoas que ocupam posição destacada em nosso meio.

Tenho falado atualmente que muitas profissões estão contaminadas por profissionais gananciosos que estão a afundar o país, cada qual a seu tempo e em sua abrangência. Como exemplo, temos visto através das notícias diárias, a advocacia, praticada pela mão de bandidos travestidos de advogados, que usam seus escritórios e suas influências políticas para a prática de diversos crimes, arrastando muitas vezes em um conluio membros de outros poderes como o próprio judiciário.

A Medicina que através de médicos inescrupulosos criam esquemas com hospitais, planos de saúde, empresas de medicamentos, deteriorando todo o sistema de saúde e que arranca e suga da população tudo o que pode, jogando a vida das pessoas no lixo.

E por último, apenas para não alongar a lista, e não necessariamente nessa ordem o jornalismo, cuja atuação de mais uma turma de bandidos, manipula toda a informação conforme a conveniência e a proteção das grandes quadrilhas, desinforma e planta uma série de fakenews como se verdade fosse.

O país precisa passar urgentemente por um processo de limpeza ética e moral. Claro que em todas elas temos muitas exceções a combater esse crime organizado.

Esse desejo desenfreado para ter mais e mais, obter um status social mais elevado, fama, sucesso profissional, acaba por contaminar a mente dessas pessoas e por consequência levam suas almas a serem envenenadas por um sentimento insaciável de poder.

Esse mesmo poder que transforma o ser humano e acaba por criar uma teia maligna eliminando o bem-estar verdadeiro e a felicidade plena. Finalizando, acredito que cada um deveria individualmente procurar um espelho e através de seu reflexo, identificar o seu “eu” interior.

Faça isso e se pergunte, olhando diretamente para o fundo de sua alma: “O que eu fiz ontem e vou fazer hoje como pessoa para construir um país melhor e deixar um bom exemplo de conduta ética e moral para meus filhos e netos, para o próximo”.

Pense nisso e boa reflexão!

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas