Carreata com o Landau de JK lembra os 108 anos do ex-presidente

landau JK homenagem
Ator Rodrigo Bezerra faz o papel de JK na carreata realizada neste sábado/Divulgação/Setur-DF

Uma carreata marcou hoje os 118 anos de Juscelino Kubitschek, que ficará conhecido na História do Brasil como o presidente da República que construiu Brasília. O passeio reuniu 150 veículos, incluindo raridades como Pumas, Fordinhos Gordinis e Chevettes originais de época, e clássico Ford Galaxie Landau 1974 conversível.

O Landau 1974 preto, igual ao que o ex-presidente possuía, é uma das atrações do consagrado roteiro “Pelos caminhos de Brasília, ao estilo JK”, da iniciativa Visite Brasília. No veículo estava o ator Rodrigo Bezerra da Silva, que representou JK. A carreata, seguiu em carreata, saindo do Museu do Catetinho passou pelo Eixão e deu a volta na Praça dos Três Poderes e retornou ao local de saída.

O ator Rodrigo Bezerra, nascido em Brasília, se disse emocionado com a oportunidade de reviver JK em seu aniversário. “É uma grande alegria como ator nascido e atuante em Brasília viver uma personalidade tão marcante para o país. Hoje, eu represento todos os meus colegas de profissão e todos que, como eu, são apaixonados por esta cidade”, afirmou.

A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, disse que “vamos ressignificar nossa história, vamos dar luz a este sentimento, colocar para as novas gerações a coragem e determinação destas pessoas que construíram a nossa cidade. Dessa forma, nossa capital se fortalece como destino turístico e como espaço a ser ocupado pela nossa população”, afirmou.

JK também será conhecido como o presidente que impulsionou a indústria automobilística. Quando Juscelino criou o Grupo Executivo da Indústria Automobilística (Geia), em maio de 1956, a frota brasileira não alcançava 800 mil veículos e havia uma demanda reprimida de automóveis e, principalmente, de caminhões. A meta de JK era ambiciosa, com mais de 90% da produção de automóveis nacionalizada até 1960.

Em menos de seis meses a promessa começava a ser cumprida, com a fabricação do italiano Romi-Isetta em 5 de setembro de 1956, data considerada o marco inicial da indústria automotiva nacional. A perua alemã DKW Universal viria na sequência.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas