Na próxima semana será divulgado no site da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitacional o projeto que permite adaptar o Setor Comercial Sul (SCS) em residencial. A ideia é revitalizar a área com moradias, pois 24% dos imóveis estão vazios, segundo uma pesquisa realizada há dois anos.
A proposta foi apresentada pelo governo distrital ontem (04) à tarde numa entrevista virtual à imprensa. O projeto tem o aval do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan). As propostas para as adequações devem partir dos proprietários dos imóveis. “O critério está definido – os 30% que chegarem com apresentação de projetos para conversão das suas unidades terão prioridade”, informou o secretário da Seduh, Mateus Oliveira.
A proposta precisa ainda ser aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, novamente, pelo Conplan. Em seguida estará pronta para apreciação da Câmara Legislativa. O resgate do SCS está dentro do programa do governo distrital chamado Viva Centro, que busca revitalizar regiões centrais da idade, como na W3 sul.
“É uma oportunidade. Acho positivo, pois esse uso misto pode fazer florescer coisas novas no Setor Comercial Sul, impulsionar a cultura e garantir moradias para quem mora longe e trabalha aqui. Mas, é preciso muito debate e entender que aqui não deve se tornar uma área de flats”, acredita o presidente do Instituto no Setor, Ian Viana.

