NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter.

Mourão afirma que Amazônia é um desafio para o Brasil

Vice-presidente disse durante um evento da Fecomérgio-RJ que  apenas 5% da cobertura vegetal da Amazônia foi desmatada
Vice-presidente Hamilton Mourão
Mourão diz que um imposto específico pode financiar o Renda Cidadã/Arquivo/Marcos Oliveira/Agência Senado

Texto de Alana Gandra

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, disse hoje (27) que o desenvolvimento da Amazônia é o grande desafio que o Brasil tem pela frente. Ele participou de seminário online, no qual comentou o potencial econômico da região, que deve ser estimulado e receber investimentos externos, e citou as queimadas e o desmatamento do bioma. 

Mourão classificou como “surreal” a forma como as queimadas na Amazônia são divulgadas. Ele disse que, até ontem (26), havia 24 mil focos de calor na Amazônia, mas que, considerando a área da floresta, que corresponde a 60% do território nacional, significa que a cada 200 quilômetros quadrados há um foco.

“É surreal a forma como isso é colocado para as pessoas, como se a floresta inteira estivesse pegando fogo, estivesse ardendo”, disse ao participar do evento organizado pela Federação das Câmaras de Comércio Exterior, Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e Confederação Nacional do Comércio. Segundo o vice-presidente, apenas 5% da cobertura vegetal da Amazônia foi desmatada. “Tem 95% intactos”.

Para Hamilton Mourão, o desenvolvimento da região é o grande desafio que o Brasil tem pela frente e, para tanto, destacou a necessidade de investimentos na região: “É hora de a turma que fala muito de Amazônia se apresentar para jogo e colocar recursos na mão das nossas empresas ou de empresas que venham a se estabelecer na Amazônia, para fomentar e desenvolver e a bioeconomia.”

(Alana Gandra trabalha na EBC)

Mais noticias

Slider