NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter.

Rússia registra vacina contra a Covid-19, mas há desconfianças

Presidente Vladimir Putin disse que uma de suas duas filhas que participou da base de dados recebeu a vacina e está se sentindo bem
Vacina covid-19
O Covax é uma maneira de evitar uma guerra por patentes da vacina/Arquivo/Divulgação

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta terça-feira (11) que a vacina contra o coronavírus desenvolvida no país foi aprovada para uso e que uma de suas filhas já foi inoculada. Durante uma reunião governamental transmitida pela TV, Putin disse que a vacina se mostrou eficiente durante os testes, oferecendo imunidade duradoura contra o coronavírus.

“Esta manhã, pela primeira vez no mundo, uma vacina contra o novo coronavírus foi registrada”, disse Vladimir Putin. “Sei que é bastante eficaz, que proporciona imunidade duradoura.” Ele acrescentou ainda que uma de suas duas filhas recebeu a vacina e está se sentindo bem. “Uma de minhas filhas foi vacinada, dessa forma, participado da fase de testes. Após a primeira vacinação, ficou com 38 graus de temperatura, no dia seguinte tinha 37 graus e pouco. E foi tudo.”

O presidente não disse qual das suas filhas foi inoculada. Putin tem duas filhas, Maria, de 35 anos, e Ekaterina, 34. Autoridades russas disseram que profissionais da área médica, professores e outros grupos de risco serão os primeiros a ser vacinados.

A Rússia é o primeiro país do mundo a registrar e aprovar para uso da população uma vacina contra o coronavírus. No entanto, muitos cientistas no país e no exterior têm se mostrado céticos com as declarações do governo russo, questionando a decisão de registrar a vacina antes mesmo dos testes de fase 3, que normalmente duram meses e envolvem milhares de voluntários.

Também há desconfiança sobre a falta de publicação de dados em publicações científicas que atestem sua eficácia. Pouco se sabe também sobre as fases de todo o processo de pesquisa e quantas pessoas foram efetivamente testadas. (Da DW)

Mais noticias

Slider