Dicas para cuidar da pele neste clima seco do Inverno

Pele seca inverno hidratante
A escolha do hidratante também é importante para a proteção da pele no clima seco/Arquivo/Divulgação

Por causa das temperaturas mais baixas, ventos frios e clima seco, o corpo perde sua umidade natural, deixando a barreira cutânea protetora fragilizada. A pele ressecada e com marcas de irritação é um problema agravado nos meses mais gelados, mas tem solução. Entre os conselhos dos dermatologistas para o Inverno, estão evitar banhos longos e quentes, aumentar a ingestão de líquidos e não usar buchas e esfoliantes em excesso.

“Essas são atitudes que protegem nossa pele, mas é necessário pensarmos em sua recuperação quando agredida”, explica a médica Daniela Pimentel, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Para isso, podemos investir em um bom hidratante corporal, com as indicações propícias para cada tipo de pele.”

A importância de manter a pele hidratada se dá pelo fato de o manto hidrolipídico – localizado na camada superficial do corpo e composto por proteínas, substâncias hidrossolúveis e lipídeos – protegê-la de agressores externos. “Além de deixar a pele com aparência opaca e sensibilizada, o ressecamento contribui para o surgimento de vermelhidões e coceiras e para o envelhecimento precoce”, comenta Daniela Pimentel.

A hidratação depende das características de cada indivíduo, afirma a médica dermatologista. “É fundamental analisar caso a caso e dedicar cuidados específicos para cada região do nosso corpo”, indica Daniela. O tipo de creme ou loção escolhido e recomendado por um profissional especializado deve conter substâncias calmantes e hidratantes na sua composição, com o objetivo de repor a água perdida pela derme.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas